Espécies nativas do território brasileiro são umas das principais responsáveis pela biodiversidade dos biomas brasileiros
Por Rafael Silva
Com uma das principais reservas de mata atlântica do sul da Bahia, a cidade de Porto Seguro (BA) é lar para diversas espécies de abelhas sem ferrão. Apesar de serem pouco conhecidas pela maioria da população, estas abelhas, nativas do Brasil, são uma das principais polinizadoras da natureza, desempenhando um papel crucial para a biodiversidade dos biomas nativos. Um projeto de pesquisa realizado na UFSB denominado “Que abelha é essa no seu quintal? Diversidade de abelhas sem ferrão em áreas urbanas de Porto Seguro (BA)” identifica estas abelhas e estuda sua relação com a biodiversidade da mata atlântica, tendo encontrado oito espécies apenas nas áreas do campus da UFSB nas intermediações da BR 367.
A nossa reportagem conversou com a pesquisadora Olívia Duarte, professora da UFSB, e a liderança indígena Antônia Pataxó, que cuida de abelhas sem ferrão no território indígena Aldeia Velha, em Arraial D’ajuda.
Veja mais na matéria telejornalística produzida por estudantes do curso de Jornalismo da UFSB.
Ficha técnica:
Reportagem: Rafael Silva
Imagens: Rafael Silva, Ricardo Estael
Produção: Emanuelle Casto, Rafael Silva, Ricardo Estael
Editora responsável: Joana Brandão