Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Universidade oferece aulas de jiu-jítsu para mulheres em Ilhéus

Por Elaine Moura França 

— A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desenvolve um projeto de extensão conhecido como “Jiu-Jítsu, Bem-Estar e Educação”. A prática da arte marcial é fundamental tanto à saúde como para defesa pessoal. Em razão de sua importância, as aulas são gratuitas, atendem a todas as faixas etárias e contam também com turmas especiais para o público feminino.

As aulas exclusivas para mulheres acontecem desde 2024. O instrutor Igor Matheus destaca a importância de as mulheres participarem:

“Façam jiu-jítsu, principalmente mulheres. Vivemos em um país em que a mulher é agredida em diversas situações e momentos. Já houve relatos em que mulheres se salvaram por saberem jiu-jítsu”.

A modalidade ensinada nos treinos é o jiu-jítsu brasileiro, uma versão adaptada do jiu-jítsu japonês. Esse esporte ensina aos praticantes a utilização de técnicas de alavanca, estrangulamento e imobilizações para dominar e controlar o adversário. Uma das principais características dessa modalidade é o foco nas lutas de solo. Além disso, o esporte é muito importante para a saúde, pois melhora a flexibilidade e aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular.

O jiu-jítsu se tornou popular no Brasil no início do século XX, por meio da família Gracie que aprendeu a arte marcial com o mestre japonês Mitsuyo Maeda. Após adaptação de algumas técnicas, a família Gracie desenvolveu um novo estilo de jiu-jítsu conhecido como Brazilian Jiu Jítsu (BJJ) ou Jiu-jítsu Brasileiro. O objetivo desse estilo é controlar o adversário no chão através de técnicas de imobilização. 

A UESC é uma universidade pública na cidade de Ilhéus e por meio do projeto de extensão “Jiu-Jítsu, Bem-Estar e Educação”, promovido pelo curso de Educação Física e coordenado pelo professor Luiz Henrique, oferece aulas totalmente gratuitas. Atualmente mais de 90 alunos estão inscritos. Além do esporte, a iniciativa promove a acessibilidade da comunidade externa ao campus.

As aulas para o público feminino acontecem às quintas-feiras, às 19h, e às sextas-feiras, às 11h40. O projeto também oferece aulas mistas para os adultos às segundas e quintas-feiras, às 13h e 19h. Já para crianças e adolescentes, as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, às 18h.

O projeto também oferece aulas com turmas mistas para adulto e exclusivas para crianças e adolescentes

Para participar, é necessário realizar inscrição presencial ou preencher formulário no site da instituição. Os encontros acontecem no Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, bairro Salobrinho, no Pavilhão de Educação Física da UESC na sala de artes marciais 

Para mais informações: 

  • Instagram: @jiujitsuuesc
  • Facebook: Jiu-Jitsu UESC
  • Site: www.uesc.br

Compartilhe!

Curtiu?

3