Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Projeto leva cinema nacional a escolas públicas de Teixeira de Freitas

Por Pedro Henrique Fernandes

Filmes brasileiros que não costumam ser exibidos nos cinemas da região sul da Bahia agora serão levados às escolas públicas da cidade de Teixeira de Freitas gratuitamente. E além dos filmes, os estudantes participarão de rodas de conversa e debates, por meio do projeto Conversê Cine Clube, coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Segundo o coordenador do projeto, o historiador Victor Lage Pena, os encontros ocorrerão, inicialmente, uma vez por mês, mas, a depender do sucesso junto ao público, poderão ser ampliados, inclusive para outros espaços: ”Não fazemos exibições só em escolas, fazemos em espaços variados, com públicos variados”. O projeto já visitou o Colégio Estadual Prof. Rômulo Galvão (CEPROG) em uma atividade voltada aos alunos do 3° ano do Ensino Médio, com o documentário brasileiro “Nunca me sonharam”, de Cacau Rhoden.

Pena lembra que o Conversê Cine Clube é um projeto que começou na Universidade Estadual da Bahia em 2007. A ideia inicial era possibilitar discussões interdisciplinares, contemplando a História, a partir de diversos filmes. O sucesso da iniciativa fez com que ela se ampliasse.

O projeto em Teixeira privilegiará longas-metragens e documentários nacionais, escolhidos em diálogo com o público escolar. “Já está na nossa mira o lançamento do documentário ‘Costurando a vida com fios de ferro’, de Jéssica Silva, no dia 04 de março, no Youtube, em canal homônimo”, revela Victor Lage.

A ideia, segundo Pena, é circular com esse filme e a diretora dele em algumas escolas da cidade, mas uma agenda de visitas ainda não foi fechada. “Fazer atividade em escola requer diálogo com a agenda e com o planejamento pedagógico de cada uma delas, então, não é fácil ter essa agenda fechada”, explicou o coordenador.

Mais informações sobre essa ação de extensão da UFSB podem ser encontradas no Facebook (facebook.com/cineconverse.) ou Instagram (@cineconverse). Escolas interessadas em participar do projeto podem procurar a coordenação do projeto por meio do e-mail: victor.pena@ufsb.edu.br

Compartilhe!

Curtiu?

3